img

9ºA/9ºB- "A FREGUESIA É TUA"

Programa «A FREGUESIA É TUA»

No presente ano letivo e no âmbito do Projeto VCI serão trabalhadas algumas temáticas e disponibilizadas ferramentas que também concorrem para os objetivos definidos pela Estratégia Nacional para a Educação e Cidadania – Cidadania e Desenvolvimento e que consequentemente colaboram no desenvolvimento de competências constantes do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Integrado no Projeto VCI, o  Programa «A freguesia é tua» surge de uma proposta da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e é dinamizado pela Rede Inducar. Visa a promoção da participação e cidadania ativa, através do conhecimento, exploração e reflexão sobre os lugares que habitam, assim como a capacidade de atuação e transformação de cada cidadão. Pretende-se que os alunos envolvidos construam um sentido de pertença e de transformação do seu território; que se reconheçam enquanto membros de uma comunidade, capazes de identificar, comunicar e atuar sobre problemas existentes, utilizando mecanismos de participação e cidadania ativa. O programa «A freguesia é tua» dirige-se a duas turmas do 3º ciclo (9ºA e 9º B) e desenvolve-se ao longo de oito sessões, com recurso a metodologias dinâmicas e participativas, em contexto de sala de aula e no exterior. Ao longo das sessões, os alunos percorrerão um caminho com três etapas distintas:

-contacto e exploração do seu território;

- reflexão e discussão sobre o território;

- conhecimento e simulação de mecanismos de participação (exemplo: Assembleias de Freguesia).

A metodologia do Programa será centrada em instrumentos de educação não formal, dinâmica e participativa.

Num segundo momento prevê-se a capacitação de docentes e técnicos e a construção e disponibilização de materiais de apoio à implementação do Programa «A freguesia é tua» de modo a possibilitar a multiplicação destas aprendizagens e dinâmicas para outros beneficiários.