img

DIA INTERNACIONAL DO CIGANO- 8 Abril

Na sequência da realização de sessões sobre Intervenção para a Interculturalidade em Contexto Escolar, que decorreram no passado mês de março, surgiu a ideia de assinalar o Dia Internacional do Cigano, 8 de abril

O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida por essa comunidade.

Neste dia, na biblioteca da Escola Básica Manoel de Oliveira foram afixados posters e livros alusivos ao tema.

Bandeira Cigana :: Bandeira1 - Tudo em BandeirasBandeira Cigana :: Bandeira1 - Tudo em Bandeiras

 

 

 A Bandeira Cigana foi instituída como símbolo internacional de todos os Ciganos do mundo no ano de 1971, pela Internacional Gypsy Committee Organized no ”First World Romani Congress ”, realizado em Londres.

A roda vermelha no centro da bandeira simboliza a vida, representa o caminho a percorrer e o já percorrido. A tradição, como continuísmo eterno, sobrepõe-se ao azul e ao verde, com os seus aros representando a força do fogo, da transformação e do movimento. O azul representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando libertação e liberdade. O verde representa a Mãe Natureza, a terra, o mundo orgânico, a força da luz do crescimento vinculado com as matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos Ciganos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra, de preservação da natureza pelo que ela nos oferece, proporcionando a sobrevivência do homem e a obrigação de ser respeitada pelo homem, que dela retira os seus suprimentos, devendo mantê-la e defendê-la.