img

EB FONTE DA MOURA recebe Projeto INOVADOR- Comunidades de Aprendizagem!

 PROJETO ÚNICO na EB Fonte da Moura-COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM!Logotipo Comunidade de Aprendizagem

 

   As COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM constituem um  projeto inovador e único com RESULTADOS comprovados ao nível da convivência escolar e sucesso escolar em diversos países e escolas. Constituindo um importante projeto de inclusão, dinamiza práticas pedagógicas atuais e arrojadas. O Projeto será implementado na Escola Básica do 1º Ciclo, Fonte da Moura, do Agrupamento de escolas Manoel de Oliveira.

  As Comunidades de Aprendizagem não pretendem ser mais uma resposta, mas a resposta inclusiva que, para além de buscar o sucesso educativo, tem como base a participação da família e da comunidade em geral nas mais diversas dimensões: informativa, consultiva, decisória, avaliativa e educativa.

   A construção de Comunidades de Aprendizagem pressupõe a apropriação dos princípios da Aprendizagem Dialógica (Diálogo Igualitário, Inteligência Cultural, Transformação, Dimensão Instrumental, Criação de Sentido, Solidariedade e Igualdade de Diferenças), nos quais a comunidade se irá alicerçar para que a transformação aconteça e se abra espaço para a implementação das Ações Educativas de Sucesso, em função das necessidades da comunidade em geral.