img

TEA DAY com o patrocinio da GORREANA na EB Manoel de Oliveira e o concurso de bules!

 

 

TEA DAY com o patrocinio GORREANA!

  No dia 13 de dezembro o grupo de Inglês da Escola Básica Manoel de Oliveira celebrou o TEA DAY proporcionando a todos os alunos e professores o tradicional chá Inglês, acompanhado de scones e bolos deliciosos. A Turma do Curso de Hotelaria, 9ºE, confecionou com a supervisão da Professora Olinda Silva uns deliciosos scones, acompanhados de compotas. Encontra-se igualmente a decorrer um concurso de TEA POTS(Bules de chá) decorados pelos alunos! 

As professoras, que serviram o chá gratuito a todos os alunos e docentes da escola, tiveram a ajuda de alguns alunos nesta tarefa! Não faltaram os tipicos bules Ingleses, assim como uma decoração alusiva a este dia.

 Os chás foram patrocinados e oferecidos pela mais antiga ,e atualmente única, plantação de chá da Europa, a GORREANA , na Ilha de S. Miguel , nos Açores. Esta fábrica  cultiva este produto maravilhoso que é o chá desde 1883,mantendo desde então as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais há já 5 gerações familiares.

A cultura do chá terá sido introduzida nos Açores por Jacinto Leite, um micaelense que, por volta de 1820, criou a primeira plantação em S. Miguel, com sementes trazidas do Rio de Janeiro, Brasil, onde exercia o cargo de comandante da guarda-real na corte de D. João VI. No século XIX o desaparecimento da produção de laranja nos açores impulsionou os membros da Sociedade Promotora Micaelense para o cultivo do chá tendo este atingido seu apogeu na década de 50 . 

A primeira guerra mundial e posteriormente as protecções aduaneiras ao chá de Moçambique desencadearam progressivamente uma crise. Em 1966, de 14 fábricas transformadoras de chá restavam apenas 5. Actualmente sobrevive uma: a Fábrica de Chá Gorreana que, desde 1920, utiliza energia eléctrica aproveitando um curso de água; as outras funcionavam com máquinas a vapor.

 Desde já  um  agradecimento ao nosso patrocinador GORREANA, assim como a todos os envolvidos neste dia!