Atividades

Exposição de Pais Natais

Nos finais de novembro, com o Natal à porta, a Biblioteca Escolar despertou o espírito natalício dos alunos e das famílias das Escolas do Agrupamento, convidando-os a usar a sua criatividade e a revelar o seu empenho na construção de um pai natal, em casa. O resultado está à vista: mais de uma centena e meia de pais natais encheram de colorido natalício um dos átrios principais da Escola Sede, local onde puderam ser muito apreciados pela comunidade educativa.

A ideia de criar um enfeite de Natal tão especial foi bem acolhida pelas famílias, cujo envolvimento foi louvável e fez jus à figura imaginária do ancião de barbas brancas e roupas vermelhas que tem a missão de descer pela chaminé, durante a noite de Natal, para colocar presentes nos sapatinhos das crianças.

Na execução deste enfeite de Natal, cada aluno, em família, construiu um pai natal, utilizando materiais diversos, de acordo com as orientações dadas pela professora bibliotecária. Este pai natal, em três dimensões, não poderia ultrapassar os 30 cm de altura e os 20 cm de largura.

Sem dúvida, uma experiência vivida em família, onde foram partilhados afetos, ideias e alegrias.

 

Outras Atividades


VIDEO INTER GERAÇÕES

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=UBjfO5POLzE

 

No passado dia 24 de Maio de 2023, os alunos do clube de música do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira juntaram-se à Orquestra António Fragoso e proporcionaram aos utentes de dois Centros de Dia locais uma tarde diferente.

Através da música foi possível unir duas gerações distintas e partilhar momentos e experiências que ficarão para sempre guardadas nas memórias dos nossos jovens.

O Clube de Cinema do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira idealizou e realizou este pequeno filme, com o objetivo de refletirmos sobre a importância do respeito e do cuidado para com os outros, especialmente da população mais envelhecida. Também sobre a importância da música nas nossas vidas e seus efeitos positivos.

Um filme documental com influências na realização do próprio Manoel de Oliveira. Trata-se de explorar os pontos de vista de diferentes gerações e de que forma seria possível juntarmos  os mais novos com os mais velhos com mais frequência. Explora também os valores da sociedade e o cuidado pelo outro. A banda sonora também vai alternando entre o antigo e o mais recente, o popular e o clássico.

Um agradecimento especial à Orquestra António Fragoso, que gentilmente nos desafiou para esta atividade, às equipas e aos utentes do Centro Social de S. Martinho de Aldoar e do Centro “Vila Nova Sénior” que tão calorosamente nos receberam.